read

Na tentativa de voltar a fazer posts, começo com um dos temas que mais me agradam, homeoffice! Listo aqui 6 ferramentas/apps/sites que me ajudam no dia a dia para manter o foco, melhorar organização e ganhar

Tomato-Timer O tomato timer é uma ferramenta que eu uso no computador - poderia usar um app, mas no horário que estou trabalhando evito ao máximo distrações, e celular na mão é uma das maiores possibilidades disso acontecer - para me auxiliar no uso da técnica pomodoro. Se você não conhece, vale a pena dar uma olhada para te ajudar a não ficar sentado o dia inteiro 8 horas na frente do computador.

Harvest Um dos primeiros e únicos geradores de invoice que eu utilizei. Até hoje não deixou nada a desejar. O plano free me atende perfeitamente, pois na grande maioria do tempo eu possui somente um cliente e isso é free nele (ao menos até hoje, setembro de 2017). O legal é que você instala um app, seleciona qual cliente está trabalhando, qual o tipo de tarefa está realizando, aperta o play e pronto! Ele começa a contabilizar as horas de trabalho para você. No fim do mês, só abrir o site e mandar gerar o invoice e tudo aparece bem organizado, com a descrição que você colocar em cada tarefa enquanto as realiza. Perfeito!

SelfControl Basicamente, esse app escreve a sua blacklist de sites no /etc/hosts, algo que eu fazia manualmente e agora ganho um tempo pra adicionar/remover algo se quiser. Para quem não gostar do app, existem extensões para os browsers que faz o mesmo: Stayfocusd para Chrome e LeechBlock para Firefox. Eu prefiro evitar essa opção porque me parece que quanto mais extensão, mais pesado fica acessar sites.

Slack Além de usar para o dia a dia do trabalho, eu tenho uma lista de grupos que acompanho para manter meu networking em dia. Participo de alguns grupos de Ruby, Frontend e Remote Workers. Recentemente, criei um grupo para trabalhadores remotos do Brasil, join us! plus: busque canais interessantes para você clicando aqui.

Quip Um evernote com algumas funções a mais, mas que sinceramente, ainda não senti a real necessidade. Me ajuda porque eu consigo criar várias pastas de documentos, inclusive tenho uma pasta de blog posts onde faço meus rascunhos e esse post nasceu dela. Sempre achei o evernote mais bagunçado, mas talvez foi falha minha no uso. A ideia é: tenha um app para colocar seus documentos/todo lists, etc em ordem. No Quip, eu tenho uma pasta da empresa onde trabalho, com subpastas por mês, e arquivos de dias, anotando todas as decisões que foram tomadas e tarefas que eu trabalhei. Já usei anotações desses documentos algumas vezes e tem sido bastante útil fazer diversas anotações.

Calm Durante as minhas pausas do pomodoro, eu sempre tento fazer algum tipo de alongamento físico/exercício funcional (ex: prancha), levar o cachorro na varanda ou ficar 5min tentando limpar a cabeça relaxando/meditando com o calm. Comecei a fazer isso depois de ouvir vários dos convidados do Tim Ferriss no podcast dele falando que faziam isso, saiu até uma matéria na Fortune sobre, veja aqui.

Blog Logo

Luciano Sousa


Published

Image

Luciano Sousa

tech and other stuffs

Back to Overview