read

Nas últimas semanas, devido a um estado de catarse, resolvi começar a pensar como eu, filho de funcionários públicos – professores, aquela famosa classe média sofrida – consegui chegar no estágio atual: trabalhar remotamente do Canadá - por opção - para o Brasil.

A respota veio no ato: Foi graças ao dia em que o Henrique Bastos e o André Fonseca entraram no Rio Java Developers Day em Copacabana/RJ para falar sobre o HoraExtra e o DojoRio. Com certeza eles sabiam que todos esses movimentos agregavam muito, mas eles não sabiam que levariam pessoas a realizar sonhos e desejos, tal como eu hoje e alguns outros antes, como o Bernardo Fontes .

Se você ainda não está entendendo nada, vamos lá:

O DojoRio é um evento no Rio de Janeiro onde as pessoas se reunem para resolver problemas de uma forma completamente informal. A idéia não é resolver o problema, e sim aprender diferentes formas de codificação juntos. Exemplos clássicos de ‘problemas’ são: jokenpo e conversão de inteiros para romanos.
O HoraExtra é um grupo que se reúne todas as segundas-feiras no centro do Rio de Janeiro - ver endereço no site já que não é fixo, e você pode e deve ir - para conversar sobre tecnologia e afins, e não menos importante, beber uma cerveja bem gelada.

Através de inúmeros eventos como o PythonCampus, ForkinRio Rails, DevInRio I; e o próprio DojoRio fui capaz de aprender coisas que não aprenderia nunca dentro de uma faculdade ou um curso - eu e mais alguns muitos outros felizardos. Tudo isso era na maioria das vezes gratuito, quando pago dificilmente era algo ao ponto das pessoas não conseguirem pagar.

Ao que é o foco; eis algumas das dívidas que eu adquiri ao longo do tempo:

ForkinRio Rails: uma escola, uma pena ter durado pouco, mas foi o suficiente para fazer minha cabeça mudar um pouco; aprendi muita coisa com muitos companheiros de estudo, como o André Peixoto, Rafael Moulin e o Mário Mariani – que também cedia o lugar onde trabalhava para nos encontrarmos. Custo: R$ 0,00

Emprego novo: Oscar Marques, através da lista do horaextra me recomendou para o Fernando Kosh e alguns dias depois eu já estava em uma nova empresa, trabalhando com uma tecnologia de ponta e em um projeto super difícil. O que era para durar 3 meses, acabou levando 6 e ficou na bagagem uma experiência muito grande. A empresa que trabalhávamos terminou e o Kosh agora toca a KoshTech, onde atualmente ocorrem vários eventos como o ForkinRio Rails - edição 2 - e o StartOnrails.

DojoRio: Uma verdadeira escola de desenvolvimento de software; Quantas vezes você está na rua fazendo algo e chega em casa e ainda continua fazendo a mesma coisa? O DojoRio estimula você a praticamente levar trabalho para casa, de uma forma completamente agradável. Cada semana um novo desafio e pessoas novas/antigas dispostas a nos ajudar, como o Israel Teixeira, que deve ter ido a muitos lugares divulgar HoraExtra e DojoRio como o Henrique e o André fizeram, e como todos os outros, que se eu colocar o nome aqui…

Eu sinceramente não faço idéia de como retribuir tudo isso, sei que deve ser na mesma moeda, agregando mais para a comunidade e tentando sempre colocar novas pessoas nesse nosso ambiente; contribuição com projetos de código aberto, que é uma coisa que eu passei a fazer desde o começo dos meus estudos também é um outro altamente relevante que eu encaro como ‘dívida’. A estrada é longa, ainda tenho muito a fazer, e espero ter muito tempo para fazer o todo que acho válido.

Enfim, o recado é esse,
À todos que participam da comunidade de software do Rio de Janeiro - me desculpe por alguns nomes aqui, mas eu precisava fazer isso - acredito de verdade que as coisas só funcionam no nosso caso pelo fato de todos os membros dos eventos que temos aí serem tão dispostos a ajudar; de ir aos sábados para lugares tão longes de casa e não ser pago pra isso, fazer por vontade; não somente por causa de ABC, mas pelo todo que somos. Um brinde, vocês podem transformar a vida das pessoas, e eu tenho tentado fazer o mesmo, ainda que de longe, vou tentando pagar minha eterna dívida com todos vocês, e com todos os novos membros, que também nos agregam com visões totalmente diferentes das nossas. Pretendo continuar divulgando tudo que nós, juntos, podemos fazer pelas pessoas, mesmo que em baixa escala comparado ao tamanho da cidade/estado/país, nós fazemos a nossa parte… podemos ter orgulho disso.

Cheers.

PS: Henrique, André, obrigado… já se foram 3 anos e eu nunca esqueci daquele dia… Small Acts

PS2: Todas as referências externas nesse post devem e merecem ser assistidas.

Blog Logo

Luciano Sousa


Published

Image

Luciano Sousa

tech and another stuffs

Back to Overview