read

Seguindo a sugestão do Vagner Zampieri no blog dele, vou falar sobre 7 itens que utilizo no meu ambiente de trabalho:

Let’s Go:

1) Slackware

Desde 2005 é meu sistema operacional primário. Muitos dizem que é ruim por não possuir um gerenciador de pacotes, mas, de uns tempos para cá venho utilizando o Sbopkg, que faz integração com o Slackbuilds e meu problema com esse tipo de coisa é mínimo.

2) Kate e Konsole

Meu maior problema com editores de texto é não encontrar um com a interface tão limpa quanto o Textmate do osx… Ainda estou na busca de um editor clean para linux. Por outro lado, tenho um terminal altamente produtivo. Muito da minha velocidade no desenvolvimento vem da simplicidade dele. O Konsole é uma ferramenta muito boa para emular o terminal do Linux. Com múltiplas abas, posso realizar muitas tarefas rapidamente.

3) Git

O git com certeza é uma revolução na forma de se trabalhar. A criação de branches nunca foi tão simples, as alterações nunca foram tão bem sincronizadas com o repositório original e suas alterações nunca foram commitadas tão organizadamente. O git lhe induz a trabalhar melhor com repositórios.

4) Firefox e Firebug

Dupla bastante produtiva para o front-end das aplicações que tenho desenvolvido. Altamente recomendável, principalmente para verificar eventos javascript e código html gerado pelas aplicações.

5) PivotalTracker

Virou meu queridinho depois de começar a trabalhar em home-office. Todos os projetos que tenho feito estão sendo gerenciados lá, o que me fez aumentar muito a produtividade. O Blog do RubyOnRio foi cadastrado lá essa semana para as futuras reformulações.

6) Skype e Google Talk

Indispensáveis para comunicação. Facilitam muito o diálogo quando não podemos estar face a face com os membros de equipes, ou quando precisamos daquele papo técnico com alguém!

7) RSpec

Você só conhece o poder dos testes quando faz alguma alteração no seu projeto(coberto por testes) e sabe que não terá problemas em algum lugar se os testes passarem.

Escrever testes com o rspec tem se tornado uma coisa prazerosa de fazer, e tem sido minha meta de aperfeiçoamento… Espero continuar estudando-o mais e mais.

Enfim, adicionando algumas outras coisas:

Além de Ruby/Rails, minha linguagem e framework, respectivamente, de trabalho, todas as ferramentas acima me facilitam muito na hora de desenvolver.

Posso afirmar hoje que minha linguagem secundária de trabalho é Javascript. Apesar de sempre ter aversão à ela, recentemente tenho necessidade de estudá-la e aperfeiçoar meu conhecimento. É mais uma das minhas prioridades de estudo atualmente.

É isso. Até a próxima.

Blog Logo

Luciano Sousa


Published

Image

Luciano Sousa

tech and other stuffs

Back to Overview