read

O Bundler é um gerenciador de gems de um projeto em ruby. O uso dele tem crescido bastante ultimamente e ele também foi integrado as dependências do Rails 3.

Se você desenvolve um mesmo projeto em mais de um computador, as funcionalidades dele o ajudarão muito.

Ao baixar/clonar seu projeto para algum computador diferente do normal, você terá de baixar todas as gems, uma por uma, para então começar a dar continuidade ao desenvolvimento. Caso possua o bundler, você só precisará de um comando para ele instalar todas as gems. Isso também o poupará muito tempo.

Para instalá-lo, digite no seu terminal/prompt:

~~~~~~~~ bash-3.1$ gem install bundler


Feito isso, acesse o root path do seu projeto e crie um arquivo com o nome <strong>Gemfile</strong>

bash-3.1$ touch Gemfile


Feito isso, você acaba de criar o arquivo que o <a href="http://gembundler.com/" target="_blank">bundler</a> necessita para instalar todas as gems que seu projeto utiliza. Para habilitá-lo você precisa adicionar antes de mais nada, o repositório de onde serão baixadas as <strong>gems</strong>. Adicione a seguinte linha ao seu arquivo <strong>Gemfile</strong>:

source “http://rubygems.org”


Finalizando, você só precisa adicionar as <strong>gems</strong> do seu projeto ao <strong>Gemfile</strong> da seguinte maneira:

gem “primeira gem” gem “segunda-gem”


Feito isso, em todo e qualquer lugar que você precisar instalar suas gems, utilize o comando:

bash-3.1$ bundle install ```

Pronto. Seus problemas com dependências acabaram. Qualquer dúvida ou sugestão sinta-se a vontade em comentar. Abraços e até o próximo post.

Blog Logo

Luciano Sousa


Published

Image

Luciano Sousa

tech and other stuffs

Back to Overview